terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Alguns flashes básicos...





A alegria sempre faz parte de nossas aulas!É um ingrediente fundamental para a nossa boa convivência...

Aula de português-Conto Dramatizado

O ato de escrever confere ao homem um leque de oportunidades, tanto no sentido pessoal quanto no interpessoal.Aliado ao ato de escrever, potencializo os alunos no que eu chamo de aula dramatizada.O tópico foi conto.Antes de começarmos a estudar o assunto em si, fizemos uma mesa redonda sobre o que comumente chamamos de "causos", ou como os letrados consideram como "cases".Trabalhamos o sentido popular da matéria, uma vez que a EJA aproxima o aluno ao conteúdo, fazendo com que o mesmo construa o significado do tema da aula.




Comprometimento com os estudos





Recebemos uma visita especial do gerente de RH da Fagundes Construção e Mineração, empresa pela qual os meninos prestam serviço.Na oportunidade, Césio proferiu palavras elogiosas a nosso respeito e salientou a importância do estudo no mundo globalizado.

(Descobrimento do Brasil) Processo de Colonização










Nesse tópico estudamos o processo de colonização do Brasil.A priori, fizemos na aula de português uma mesa redonda abordando os principais aspectos desse processo e suas consequências.Foram levantados visos históricos como a dominação portuguesa e a exploração da mão de obra indígena e negra.Para contextualizar o trabalho feito e conferir-lhe um teor de responsabilidade histórico-social, no dia 30 de novembro de 2009, participamos de um momento no Centro de Referência da Cultura Negra onde aprendemos um pouco mais sobre a cultura e os matizes africanos.No trabalho foi enfatizado a religião, a cultura de forma global, a culinária e a importância desse povo na construção do Brasil que ora temos...Na ocasião, os meninos apresentaram trabalhos feitos em grupo que abordava determinado assunto dentro do contexto.Na oportunidade, eles conferiram palestras proferida pelo Babalorixá Paulo (Logun) que discursou acerca das divindades africanas e teve também a participação do militante Marquinhos que em seu texto fez um panorama histórico da condição negra.



"Viver com Arte" no CERAD




Há vida além dos muros do Cerad... Baseado nessa máxima, nós levamos aos adolescentes cumpridores de medidas sócioprotetivas um momento de descontração.Os alunos do Sesi/Araxá apresentaram a peça de natal intitulada "Há um novo começo" que foi escrita levando em consideração a realidade dos meninos daquela instituição.Como o nosso propósito é educar para a realidade e calcada em valores humanos, nada mais relevante e humanitário que trazer à baila aqueles que por um motivo ou outro erraram seu percurso...

Viver com Arte no CERAD Parte 2



















Mais uma vez eu e os meninos, com a ajuda de uma mega equipe de voluntários, conseguimos realizar mais uma edição do Viver com Arte.Foi um evento que beneficiou cerca de 250 pessoas incluindo crianças e adultos.O evento tem em seu cerne levar cultura e alguma forma de beneficiar o próximo.Desta vez servimos um delicioso almoço para os frequentantes da Casa da Sopa São Benedito.Parabéns a todos.


segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

2°Projeto Viver com Arte-Edição Natal




















Mais uma vez eu e os meninos, com a ajuda de uma mega equipe de voluntários, conseguimos realizar mais uma edição do Viver com Arte.Foi um evento que beneficiou cerca de 250 pessoas incluindo crianças e adultos.O evento tem em seu cerne levar cultura e alguma forma de beneficiar o próximo.Desta vez servimos um delicioso almoço para os frequentantes da Casa da Sopa São Benedito.Parabéns a todos.

Sesi/FIEMG

Sesi/FIEMG

"Sem limites para aprender"

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)

Pesquisar este blog

Seguidores